> Notícias 02/04/2019 13:17

Como incentivar o intraempreendedorismo nas empresas

Inovação é uma das palavras-chave do mundo. Todos os dias, é necessário ir além do “pensar fora da caixa” para conseguir solucionar as demandas do checklist. E, para auxiliar nestas resoluções, as empresas estão buscando implementar o intraempreendedorismo  em suas culturas organizacionais.

Esse conceito representa o incentivo em desenvolver colaboradores que assumam os desafios corporativos, sejam pró-ativos e tenham DNA inovador para buscar novas maneiras de trabalho. Em termos práticos, a ideia é que, assim como no empreendedorismo, o funcionário veja os problemas e busque formas de solucioná-lo.

Contudo, diferentemente do negócio próprio, no qual o empresário assume as responsabilidades de acertos e erros, a ideia é que, nas empresas, os colaboradores encontrem um celeiro para novas oportunidades e apoio para desenvolver iniciativas que melhorem o funcionamento das companhias.

Movimento nas empresas

Uma das empresas que incentiva o intraempreendedorismo é a Imerys, mineradora multinacional que possui atividades no Estado do Pará. Por meio do programa Key Talent, os colaboradores da organização podem acessar treinamentos que estimulam a criatividade e o desenvolvimento pessoal e profissional.

Para ingressar no programa, o colaborador participa de um processo seletivo interno, em que apresenta a ideia que deseja desenvolver. Sendo selecionado, ele passa a contar com o apoio da mineradora para colocá-la em prática, por meio de mentorias, treinamentos e capacitações exclusivas.

Iniciativas como a da Imerys estão cada vez mais presentes no meio empresarial. Para implementar atividades que fomentem a criatividade e o desenvolvimento nas organizações, é essencial contar com o apoio de consultorias técnicas especializadas.

O que estamos fazendo